“O que você quer” – Rulez Rataus: chegou a hora de sair da sua zona de conforto
Já sentiu aquela sensação de andar e não sair do lugar? E você se toca que chegou a hora de sair da sua zona de conforto para evoluir? Esse é “O que você quer”, single do duo Rulez e Rataus, onde se libertar nem sempre é uma tarefa fácil. Bora seguir com a gente!
“O que você quer” – “se livre pra ser livre”
O que você quer da sua vida? Essa é uma pergunta que sempre nos ronda. Se fosse tão simples de responder como dois mais dois são quatro seria maravilhoso.
Mas a vida não é exata como a matemática. Ela é repleta de emoções e crenças.
Por isso, uma resposta para tal pergunta não seja algo tão fácil de encontrar.
E é assim que surge “O você quer”, como conta Tatiane Rulez (vocal) e Raphaël Rataus(guitarra), compositores dessa canção:
Reprodução: Rulez Rataus
Então, como lidar com essas amarras que você mesmo cria para a sua vida? “Se livre pra ser livre”, como a canção diz.
Sim, se livre de todas essas amarras, desse medo que te paralisa, dessas dúvidas que te cercam e que te impedem de seguir em frente. E seja livre:
Reprodução:Rulez Rataus
Canção: um reflexo da vida do artista
Já parou pra pensar que quase toda canção é o reflexo da vida do artista? Sim, assim como em outras artes, a música é a forma de expressão de sentimentos mas em letra e melodia.
E assim foi com Rulez Rataus. O single “O que você quer” é a tradução da vivência deles.
Dúvidas como optar por viver de música ou ter um emprego estável fizeram parte da vida do duo:
“Durante anos tivemos carreira musical. Porém em um determinado momento acabamos fazendo um “desvio de percurso” e acabamos nos afastando um pouco da música.”
Mas será possível ignorar algo tão verdadeiro quanto à música?
“O chamado da arte é implacável e grita alto dentro da gente.
Então, acabamos decidindo focar 100% da nossa energia na música de novo. Pra gente era muito difícil dar conta de trabalhos com energias tão diferentes ao mesmo tempo.
Por isso fizemos essa escolha de nos dedicarmos integralmente à música.”
E embora pareça ser uma decisão fácil, trocar o certo pelo duvidoso é uma escolha que exige coragem e determinação:
“Pelo nosso desejo e amor, soa como uma decisão muito fácil, mas com todos os riscos envolvidos, se torna uma questão difícil e complexa, pois é necessário deixar muita coisa pra trás.
É necessário entender que, diferente de um empreendedor que vai abrir uma loja pra vender produtos físicos, por exemplo, na música é preciso muito investimento de tempo, energia e dinheiro, até começar a ter algum retorno financeiro.
Por isso trabalhamos nossa mente todos os dias, focando no que realmente importa, para que desistir nunca seja uma opção.”
Sair da zona de conforto é tão difícil
E ouvir “O que você quer” nos faz refletir sobre o porquê de a gente evitar sair da nossa zona de conforto.
Nós poderíamos encontrar vários motivos para isso, mas o principal seria seguir um caminho rumo ao desconhecido, onde você não tem um certo “controle” do que vai acontecer.
E nada melhor do que uma terapeuta para explicar sobre como sair da zona de conforto é tão difícil. Com a palavra, Priscila Pires:
Crédito:@pri_pires
“Todos nós temos um conjunto de crenças, que foram criados e reforçados durante a nossa vida.
Essas crenças se mostram através dos nossos pensamentos, aquela voz interna que a gente acredita e que influencia muito nas nossas ações.
Esses pensamentos podem ser positivos (funcionais) ou negativos (disfuncionais). E cada um desses pensamentos gera uma emoção relacionada a ele que, por sua vez, vai trazer um comportamento, uma ação.
Por exemplo, se eu penso – “Não vai dar certo” – eu sinto medo. E ao sentir medo, eu me paraliso.
Agora, se eu penso – ”Eu sou capaz” – sinto emoções positivas e me comporto de uma outra forma. Eu sinto confiança e sigo em frente.
Ou seja: o pensamento traz uma emoção, que gera um comportamento. Esse comportamento pode trazer um resultado positivo ou negativo para a nossa vida.
A música fala sobre isso, sobre tomar uma decisão importante que vai mudar a nossa vida.
Nessa hora, aparecem os pensamentos que costumam gerar medo. Afinal, sair da zona de conforto é se arriscar, se jogar no escuro e isso pode realmente nos paralisar.
E aí que vem essa ilusão do controle que a música fala. É como se eu precisasse saber que vai dar certo, senão é melhor ficar aqui onde eu estou, afinal é o que eu já conheço.
Na verdade, a gente tem tanto medo que não dê certo que acaba ficando no mesmo lugar… O que é muito injusto, não é?
Por isso é tão importante falarmos sobre esse medo e cuidarmos das nossas crenças. Só assim é possível fazer como Rulez Rataus: sair da zona de conforto e apostar em si mesmo.”
E “O que você quer” caiu como uma luva para a questão da zona de conforto e o seu controle ilusório:
Reprodução:Rulez Rataus
Busca pela sonoridade própria
Durante o processo de composição, Rulez Rataus saiu em busca de uma sonoridade própria:
Reprodução:Rulez Rataus
“Não queríamos que isso ficasse dentro de uma “caixinha”, e sim que pudesse fluir livremente e pudéssemos expressar nossas identidades.
“O Que Você Quer” foi se transmutando durante o tempo em que foi trabalhada, e nós deixamos isso seguir com calma, respeitando o tempo que a arte precisa para se revelar, uma vez que estávamos tentando nos entender enquanto “Rulez / Rataus”.
Muitos dos arranjos foram criados de forma muito espontânea já durante o processo de gravação, tornando tudo ainda mais natural e orgânico.”
Influências musicais
“No single “O Que Você Quer” pode-se perceber um grande coquetel de influências, como se Kurt Cobain se maquiasse como Bowie em sua persona Aladdin Sane, e se vestisse como Kimi Shelter (Starbenders),
em uma jam session com Pitty, Brian Molko (Placebo) e a dupla do The Cult, Ian Astbury e Billy Duffy.” – Rulez Rataus
Sobre Rulez Rataus
Como eles próprios se autodefinem, “é um duo com mentalidade de banda, nascido em 2022, oriundo do super crush musical entre a cantora Tatiane Rulez e o guitarrista Raphaël Rataus.”
E eles “colocaram a mão na massa” na produção do single: composição, autoprodução, elaboração dos arranjos, gravação dos instrumentos, (ela com vocais, piano, sintetizadores e percussão; ele com vocais, guitarras, baixo e percussão), além da mixagem e masterização.
O duo quer explorar todas as suas influências ao limite em busca de um som original intitulado Novo Rock Alternativo.
– Raphaël Rataus: Guitarrista e vocalista da cena musical independente do RJ desde o fim dos anos 90. Teve algumas bandas onde, além de tocar, também as gerenciava, uma delas de Glam Rock, a “Nabuco On The Roxy” (muita maquiagem e androginia!), onde fez aparições em TVs, rádios, jornais e revistas, além de muitos shows, incluindo um espetáculo musical no Teatro Sesi, e “Barbarella Inc.” Também era o frontman da banda.
Atuou também como DJ de Rock na noite do Rio de Janeiro, além de fazer o papel de agitador cultural por um longo período na cidade.
Durante a pandemia se dedicou a estudar Music Business e Produção Musical, além de criar o duo de Rock Alternativo “Rulez / Rataus”.
– Tatiane Rulez: Cantora e compositora, começou nos anos 2000 no trio de música pop “Scream”. E em seguida teve passagem pela banda Blitz! como backing vocal, com quem fez shows lotados e aparições em TV.
Logo após montou algumas bandas Rock na cena independente do RJ, como “Audio 3”, “Majestike”, entre outras, onde pôde fazer grandes shows como a abertura dos Guns N’ Roses (Apoteose/RJ) e o Festival Universitário da MTV (Marina da Glória/RJ), além de lançar discos, EPs e videoclipes.
Após um grande hiato, durante a pandemia se dedicou a estudar Music Business e Produção Musical, além de criar o duo de Rock Alternativo “Rulez / Rataus”.
Siga Rulez Rataus nas redes sociais e streaming
Videoclipe “O que você quer”
Agora aumenta o som e curta “O que você quer”:
Reprodução:Reluz Rataus
Your article helped me a lot, is there any more related content? Thanks! https://accounts.binance.com/hu/register-person?ref=FIHEGIZ8
Can you be more specific about the content of your article? After reading it, I still have some doubts. Hope you can help me. https://accounts.binance.com/sv/register-person?ref=GJY4VW8W
Can you be more specific about the content of your article? After reading it, I still have some doubts. Hope you can help me.
Matéria incrível! Demais!!! 👏👏👏👏
Estamos super felizes que tenha gostado! Se curte sobre música autoral, é só acessar o nosso menu Letra e Música e clicar em Quinta Autoral.
Uau! 😍 Amamos a matéria! Estamos super felizes e agradecidos!! ⚡❤️
Nós é que agradecemos. Que venham mais músicas como esta!