Empreendedorismo Artístico

Kiko Loureiro: “Negócios para Criativos” – Vivendo da sua Arte

 

Que tal começar o ano vivendo da sua arte? E você se pergunta: “Como? Será possível transformar a minha arte em profissão? Ou será simplesmente um sonho meu?”

A arte é para todos. E sim, há meios de viver dela. É o que conta Kiko Loureiro, renomado músico e um dos melhores guitarristas do Brasil, em seu livro “Negócios para Criativos” (Editora Gente).

Reprodução: YouTube/Kiko Loureiro

 Quer saber como o guitarrista do Megadeth conseguiu ter uma carreira sólida sem fórmulas mágicas? Então, bora continuar com a gente!

Primeiro de tudo: acreditar em você e deixar as travas de lado

Em primeiro lugar, você deve acreditar em você. Sim, parece óbvio, mas se você não se acha bom o suficiente no que faz, quem vai acreditar?

E Kiko Loureiro ressalta bem isso logo na introdução de “Negócios para Criativos”:

                Crédito:@kikoloureiro
“Investir em você é o primeiro passo rumo ao protagonismo da sua vida (…) Se você tem uma paixão genuína e proposta de valor, não deve postergar e colocar de lado o seu projeto. Foque e se comprometa.”

E sim, sempre surgem dúvidas como: se vale a pena investir no seu sonho ou se é melhor ficar na zona de conforto. Ou ainda, se existe espaço no mercado para a sua arte.

E Kiko vai logo adiantando que é normal essas dúvidas. Mas você deve deixar essas travas, esses medos de lado para seguir em frente e viver da sua arte:

      Crédito:Instagram - @ascottfoto
“Não é sorte ou acaso, mas consistência, clareza e obstinação. A pergunta que você precisa responder neste momento é :  Qual é o nível da sua motivação?”  – Kiko Loureiro 
 
Como profissionalizar a sua arte

Antes de continuar, é preciso mencionar que Kiko considera criativos todos aqueles que mexem com arte em geral, e usam a criatividade como instrumento de trabalho. Por isso o título do livro.

Voltando ao assunto como profissionalizar a sua arte, é preciso que você entenda que a arte e o negócio andam de mãos dadas.

E  se você deseja viver dela, é necessário saber mais sobre business, marketing e fazer um planejamento para desenvolver a sua carreira.

É como Kiko Loureiro cita em “Negócios para Criativos”: A (arte) + B (business)= C (carreira):

          Crédito:@kikoloureiro
“Só com arte a carreira não irá acontecer. Mas o mesmo vale com os negócios: achar que ter dinheiro para impulsionar a sua criação e fazer um bom marketing do seu produto é o suficiente, sem ter uma arte boa, sincera e genuína, é um equívoco.”

E isso vale também para a música:

Reprodução:YouTube/Kiko Loureiro

E o essencial é planejar corretamente: saber onde está e para onde quer ir, traçando estratégias que te aproximam do seu objetivo.

 Veja o exemplo do Kiko: o objetivo dele, desde o início, era se tornar um bom músico. Por isso, começou a estudar muito.

E, com muita dedicação, o guitarrista conseguiu conquistar o seu espaço na música aos poucos: entrou na banda de hard rock “A Chave” e começou a tocar em bares.

 Numa dessas apresentações, foi convidado por Afonso Nigro para tocar no Dominó. E por que ele aceitou o convite de fazer parte de um projeto que nada tinha a ver com o seu gênero musical? O músico responde em seu livro:

“Eu não estava tocando o rock que amava, mas sabia que as experiências, subir no palco, viajar, entrar nesse clima de turnê, ensaios, e tudo mais, eram também um aprendizado para mim.

Graças a essas vivências, pude perceber que precisava estudar mais, me aperfeiçoar. Tudo isso contribuiu para o meu objetivo final: viver de música.
Ou seja, deixe os preconceitos de lado e se aproxime de absolutamente tudo que pode conduzi-lo ao seu sonho.”

 

Visão de Empreendedor

E sempre tenha aquela visão de empreendedor – atento às oportunidades que possam te levar ao seu objetivo, como Kiko Loureiro mesmo conta na área da música:

Reprodução:YouTube/Kiko Loureiro

O guitarrista ainda fala de 3 grandes acertos na carreira dele, somente possíveis por Kiko ser um artista empreendedor:

Reprodução:YouTube/Kiko Loureiro

Rumo à construção da sua carreira e identidade

Antes de traçar metas para a construção da sua carreira,  você precisa se autoconhecer. Essa é uma super dica do guitarrista do Megadeth:

“Minha dica é sempre buscar a honestidade artística, primeiro com você, depois com os outros.
Para se fortalecer emocionalmente, é preciso antes enfrentar os próprios medos e travas (…) O ponto é: se você deseja mostrar seu trabalho para o mundo, precisa estar forte o suficiente para isso.”

E o músico ainda compartilha em seu livro os próximos passos para a construção da carreira e identidade de um artista:

  • “Crie algo novo”;
  • “Desenvolva o conceito”;
  • “Estabeleça conexões”;
  • “Seja consistente”.
Desafios sempre existirão

Desafios sempre existirão. A forma como você lida com eles irá conduzir a sua carreira.

E se a sua arte é realmente aquilo que te move, que te dá energia pra continuar, mesmo quando tudo parece mostrar o contrário, você vai enxergar soluções para estes desafios.

Ser resiliente e aprender com as adversidades é fundamental para quem quer viver de arte. Kiko Loureiro é quem o diga:

      Crédito: @kikoloureiro
“Optar por fazer o que ama só deixa o caminho mais prazeroso, não mais fácil.”

E o guitarrista soube conduzir muito bem seus desafios:

  • aprendeu a tocar violão num instrumento feito para destros;
  • persistiu em estudar guitarra numa época em que não havia material acessível;
  •  e um dos seus maiores desafios:

Reprodução:Instagram/Kiko Loureiro

E ele complementa em “Negócios para Criativos”:

“Em cada um dos meus trabalhos, tive momentos de quase desistir por achar que as músicas não eram tão boas, que a qualidade não estava legal, que minha criação não agradaria o público. 

 Crédito:Instagram - @annalisarusso
Mas (…) eu sempre teria a opção de lançar meus trabalhos como estavam e depois criar algo melhor.
Essa mentalidade sempre me ajudou a perceber que tenho a vida inteira para acertar e errar, e que tanto o ir e o fazer quanto o aprender e o corrigir fazem parte da jornada.”
 
Kiko Loureiro – artista empreendedor

        Crédito: @kikoloureiro

Kiko Loureiro fez parte do “Angra’, uma das principais bandas de heavy metal do Brasil. Hoje, é guitarrista do Megadeth e considerado um dos melhores do mundo:

Reprodução:YouTube/Kiko Loureiro

 Com 30 anos de carreira, Kiko tem se dedicado, além da música, ao ensino e estudo do music business, marketing musical e desenvolvimento de carreira, e realizações de cursos online.

Seu livro “Negócios para Criativos” é um verdadeiro manual para quem quer viver da sua arte:

  Crédito:Instagram - @eetulinnankivi
“ Meu maior objetivo aqui (…) é mostrar que é possível ser empreendedor no meio criativo com um negócio que transforme sua arte em algo rentável e disponível a todos(…)
A decisão de subir no palco da vida e comandar o show cabe a você.

     Crédito: Vladimir Artev
Uma coisa é certa: quando a arte encontra no empreendedorismo o maior aliado, inevitavelmente a plateia não será mais o bastante para você.” – Kiko Loureiro.
5 1 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of

9 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
trackback

[…] Festival Best of Blues and Rock 2024 chega em junho com um line-up de peso. Kiko Loureiro, Joe Bonamassa, Eric Gales e Zakk Sabbath estão entre as atrações do […]

trackback

[…] bora conhecer a jornada desses grandes nomes do mercado musical que tornaram o sonho deles […]

trackback

[…] O que esperar de “Meu Nome é Gal”, filme sobre uma das maiores cantoras do Brasil – Gal Costa? Uma cinebiografia fiel e profunda? Um mergulho na sua carreira artística? […]

trackback

[…] Quem vê Nelson Motta como um compositor consagrado nem imagina que a intenção dele não era ser letrista. O que o aproximou da música foi o sonho de ser músico. […]

trackback

[…] morar no Rio de Janeiro, com o objetivo de trabalhar para conquistar o sucesso na música, mais especificamente no estilo rock, o que é quase impossível se fosse tentado na minha cidade […]

1 ano atrás

Your point of view caught my eye and was very interesting. Thanks. I have a question for you.

trackback

[…] como optar por viver de música ou ter um emprego estável fizeram parte da vida do […]

TANIA MARA RIBEIRO DE SENNA MARTINS
2 anos atrás

Mais um aprendizado. Muito bom!!!

9
0
Would love your thoughts, please comment.x