Pitty celebra os 20 anos de Admirável Chip Novo com turnê inesquecível
Já são 20 anos de Admirável Chip Novo? Sim, meus caros. Como não lembrar de hits como “Máscara”, “Teto de Vidro” e “Admirável Chip Novo”?
E para felicidade dos fãs, Pitty celebra esse álbum icônico com a turnê ACNXX. O Blog Letra e Música conferiu a apresentação da cantora neste último sábado de abril (29), na Fundição Progresso, no Rio de Janeiro.
Quer saber como foi reviver um dos melhores álbuns do rock nacional? Então, bora seguir com a gente!
Não seremos imparciais
Temos que lhe dizer que por tudo isso, tomados pela emoção tanto de cobrir um primeiro show quanto de ele ser justamente sobre um álbum com um significado tão importante para nós, não seremos imparciais.
“Não é para ser o que ele era em 2003, é para ser o que ele é agora”
“Não é para ser o que ele era em 2003, é para ser o que ele é agora”.
Essa frase da Pitty sobre o álbum Admirável Chip Novo traduz exatamente a essência da turnê ACNXX: as mensagens atemporais.
E quando a gente fala de música, é mais particular ainda, pois cada canção conversa com você.
É só a gente parar pra pensar : naquele momento da sua vida, aquela música tinha tal significado.
Se você for ouvi-la 20 anos depois,como é o caso de “Admirável Chip Novo”, a canção vai te tocar de uma maneira diferente.
A letra da música tá ali – inalterada, o que muda é a representação dela para você. Pois ninguém é o mesmo que há 5, 10, 20 anos atrás. É como Pitty disse em entrevista ao site Omelete:
“É uma obra que as pessoas continuam descobrindo, ela não se encerrou ali. É bonito ver que ela tá viva no mundo.
(…)
As letras parecem fazer até mais sentido hoje em alguns aspectos, em coisas que a gente discute em sociedade e sobre as quais o nosso pensamento crítico já está mais evoluído.


A gente já tem mais debate sobre certos assuntos, como machismo, racismo, transfobia e todos os tipos de preconceito. Há 20 anos, esse debate não era tão amplificado.
Eu tenho ensaiado pro show e canto cada uma dessas letras com muita propriedade, elas são pra ser ditas hoje também.”
Sobre o icônico álbum Admirável Chip Novo
Antes de entrarmos na turnê ACNXX, vamos te dar um breve resumo desse icônico álbum.
Lançado em 2003, Admirável Chip Novo é o álbum de estreia da Pitty. Produzido por Rafael Ramos, o disco traz onze faixas compostas pela própria cantora.
E não é à toa que Admirável Chip Novo é considerado um dos melhores álbuns de rock nacional.
Simplesmente todas as músicas do disco tornaram-se hits. “Máscara”, “Teto de Vidro”, “Admirável Chip Novo”, “Equalize”, “Wannabe”, “Temporal” e por aí vai.
Rafael Ramos conta sobre o desejo de fazer um álbum diferente:
Reprodução:YouTube/Deckdisc
O motivo deste sucesso? Suas letras sobre questões existenciais, crítica à indução da propaganda, ao sistema que dialogam com a nossa realidade.
Junte isso com um rock pesado, cantado por uma mulher, em português,que rompe a barreira do underground e chega no mainstream.
Reprodução:YouTube/Deckdisc
“É um retrato daquela época, do que eu tava vivendo, do que eu tava sentido, da minha primeira experiência profissional dentro de um estúdio.
Tudo que tá ali é fruto de intuição, de muita vontade, de muita garra, de muita criatividade ali, junto com os meus parceiros, de anos batalhando no underground pra conseguir gravar um disco e, talvez, as pessoas escutarem.”
Com esse álbum, Pitty levou Disco de Platina (250 mil cópias vendidas), o prêmio de “Revelação” no Prêmio Multishow de Música Brasileira e dois principais prêmios do VMB 2004: “Escolha da Audiência” e “Clipe de Rock”.
E Admirável Chip Novo se tornou um marco na história do rock.
Caso queira saber mais sobre o processo de produção do álbum, assim como a história por trás do single de mesmo nome, é só clicar em: Admirável Chip Novo.
Dito isso, vamos voltar para a turnê!
Abertura do show com força total
A abertura do show é um dos principais momentos de uma turnê. Como o nome diz, é o momento em que o artista mostra pra que veio.
A escolha da primeira música de um show é fundamental para envolver e contagiar o público que já tá naquela expectativa a mil.
E Pitty soube fazer isso muito bem, tanto pela sua entrada ao palco quanto pela música que abre o show. Como? A gente te explica.
O show começa com a silhueta da Pitty em Admirável Chip Novo.
A silhueta carrega, como uma bateria de um celular, até estar preenchida, quando se encerra a conversa.
Então surge Pitty no palco com a sua guitarra e a galera vai ao delírio:Reprodução:YouTube/Blog Letra e Música
E qual foi a primeira música? Saca só:
Reprodução:YouTube/Blog Letra e Música
Então, o público é tomado por aquela energia visceral que a música transmite. Simplesmente, não dá pra ficar parado.
Quem é fã já sabe o setlist do show
Bom, se você é fã da Pitty e sabe as músicas de Admirável Chip Novo de olhos fechados, vai perceber de cara qual é o setlist do show. “Teto de Vidro”, “Admirável Chip Novo”, “Máscara”,“Equalize”, “O Lobo”, “Emboscada” …
Sim, Pitty tocou o álbum na íntegra:
E o show acabou aí? Essa foi a surpresa da Pitty para os fãs: o show é dividido em 3 atos.
O primeiro ato é o álbum Admirável Chip Novo, os segundo e terceiro atos são o presente da cantora para os fãs: músicas em inglês e sucessos como “Na Sua Estante” e “Me Adora”.
Foco do show na performance dos músicos
Pitty assina a direção do show e conta que deu preferência à performance dos músicos ao uso de tecnologia, em entrevista à Omelete:
“A gente vive numa época extremamente imagética. Tudo é telão, tudo é LED, todo show que você vai é muito pontuado por pirotecnias e coisas desse tipo.
É uma espécie de resgate da estética de como era quando você monta uma banda ou não tem muitos recursos. O que faz diferença ali é a música.”
E é exatamente o que vimos: a celebração de Admirável Chip Novo, com os olhos da plateia grudados na melhor performance dos músicos: Martin Mendonça (guitarra), Paulo Kishimoto (baixo) Jean Dolabella (bateria) e Pitty (vocal).
Afinal de contas, o que leva o público aos shows é a música.
Pitty se emociona no show da Fundição
A gente sabe que o artista deve segurar a sua emoção para não atrapalhar na sua apresentação. Mas têm momentos em que a emoção fala mais alto. E é o que nos torna mais humanos, mais próximos.
Então, é compreensível que na turnê de 20 anos de Admirável Chip Novo, Pitty se emocione. Afinal, são 20 anos vivendo de música:
“Muitas indas e vindas. Muitos encontros e desencontros nessa história. Vinte anos tocando(…) Eu fico muito feliz de chegar aqui e encontrar com vocês. O sentido desse dia hoje é muito histórico pra mim.” – Pitty no show da Fundição Progresso
No seu Instagram, Pitty comenta o que o álbum “Admirável Chip Novo” representou na vida dela:
“Há 20 anos dei a maior cartada da minha vida. Saí da minha terra natal, arrisquei tudo por um sonho.
Reprodução:Instagram/@pitty
Coloquei no mundo meus pensamentos, anotações, madrugadas, e uma relação musical muito bonita com meus amigos.
Chip Novo, mais atual do que nunca, transformou vidas, a minha nem se fala…
E desde que ele foi lançado os ventos parecem soprar em uma direção que eu consigo acompanhar e sentir, como uma suave brisa (que as vezes vira tufão), mas quem tá nesse tal de rock n’ roll sabe que tudo pode acontecer, a qualquer momento.”
Como podemos agradecer a Pitty? Bom, que tal com todos cantando um dos seus maiores sucessos num coro perfeito? Com vocês, “Equalize”, pelo público da Fundição Progresso:
Reprodução:YouTube/Blog Letra e Música
[…] E Pitty vem celebrar os 20 anos de “Admirável Chip Novo”, álbum de estreia da cantora e um dos melhores do rock nacional, com a turnê ACNXX: […]
[…] “Admirável Chip Novo”, da Pitty, continua tão atual, mesmo 18 anos depois da sua estreia? E ainda sim dialoga com a […]