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Como alavancar sua música com Marketing para Spotify

Quer saber como funciona o Spotify e alavancar sua música na maior plataforma de audio streaming do mundo? E se a gente te contar que o curso “Marketing para Spotify” pode te ajudar a dominar o Spotify, com profissionais experientes e na ativa do mercado musical.

Com início no dia 12 de fevereiro, o curso online apresenta as ferramentas necessárias para quem ingressa no Spotify e quer aprender como divulgar sua música, fazer pitching editorial, montar e promover playlists próprias.

Serão 12 horas de conteúdo abordando temas atuais sobre estratégias digitais, plataformas de streaming, redes sociais e shows. 

As aulas serão ao vivo e gravadas, e com 1 ano de acesso.

Para se inscrever, é só acessar o link : https://hotm.art/T4tWcGRW

O curso é voltado para artistas, produtores musicais, profissionais do marketing e do mercado musical, assim como entusiastas da música e tecnologia.

Com 600 milhões de ouvintes no mundo, o Spotify tem um papel fundamental na indústria da música e dita as tendências musicais. 

Quer saber como o curso “Marketing para Spotify” vai te ajudar a definir estratégias para promover a sua música nessa plataforma? Então, fica com a gente!

Objetivo do curso

Nada é criado por acaso. E o curso “Marketing para Spotify” surgiu assim:  para suprir as necessidades de quem tem o primeiro contato com o Spotify. É o que conta Bruno Martins, coordenador do curso:

Foto:Divulgação
“Artistas tradicionalmente têm dificuldades com a parte de marketing ou comercial de suas músicas, mas vemos uma tendência acontecendo: conforme o movimento de artistas independentes cresce, mais os artistas acabam aprendendo a lançar e cuidar de suas músicas de forma DIY (do-it-yourself) e com isso a busca por conhecimento vem aumentando.
Por outro lado, muita gente do mercado – ou que quer entrar no mercado – também não possui um conhecimento aprofundado e profissional do Spotify, não só como plataforma de tecnologia, mas como um potencial parceiro de lançamentos de música.
Montamos o curso exatamente para levar o conhecimento de executivos e quem trabalha no dia a dia com o Spotify para formar novos talentos no mercado.”

Fundador da Milk Music e da Shake Music, Bruno Martins trabalhou com marketing digital para as principais empresas do mercado, como Sony Music, Warner Music, Google (YouTube), Altafonte e Universal Music.

O diferencial do curso

O grande diferencial do curso “Marketing para Spotify” é a escolha dos profissionais que compõem o corpo docente.

São executivos que trabalham no meio musical, como Gustavo Bandeira, do Spotify, e que vão contar a própria experiência na prática, e não só na teoria.

“Em todo curso da Milk, acho de extrema relevância convidarmos os executivos mais experientes em cada assunto.” – relata Bruno Martins.

E pode-se dizer que o “Marketing para Spotify” tem um time de peso! Se liga nos profissionais que integram o curso:

  • Gustavo Bandeira (@Spotify): Com quase 10 anos de experiência no mercado musical, incluindo 4 anos no Spotify, Gustavo atua em Artist & Label Partnerships, conectando selos e artistas à plataforma;

  • Michele Miranda: jornalista musical com experiências no Spotify, O Globo e Rock in Rio;
  • Cecilia Sanches(@fugamusicbr): Digital Accounts Strategy Manager da FUGA (um dos maiores grupos independentes de música no mundo hoje) e trabalha diariamente com o Spotify;
  • Daniel Sander (@sleeptales):Dono do selo Sleep Tales, Daniel criou, promoveu e mantém uma das maiores playlists no Spotify, com mais de 500 mil seguidores e uma base fiel de ouvintes.
  • Lucas Winter(@klave.me): CEO da Klave (ferramenta que automatiza a interação com fãs, ajudando os artistas a  construir fanbase e a aumentar seus ganhos com royalties, ingressos e merch.)
Conteúdo do curso

O curso reúne os principais temas para os iniciantes no Spotify. São eles:

  • Pré-save e usos de API:

A ferramenta de Pré-save do Spotify gera dúvidas e polêmicas durante o planejamento de um lançamento. 

Pra quem não sabe, o Pré -save permite aos artistas e gravadoras oferecerem aos fãs a oportunidade de salvar automaticamente uma nova música ou álbum em suas bibliotecas assim que for lançado.

Porém, sua efetividade em relação ao esforço de conseguir plays não é tão simples assim.

Isso porque você deve fazer uma boa campanha do pré-save, e assim se conectar com o seu público. 

A primeira aula do curso abordará a importância de cada ferramenta oferecida pelo Spotify e estratégias de utilização com foco no sucesso do lançamento musical.

  • Como Promover Playlists de Usuários:

As playlists de usuários são essenciais no Spotify, pois representam a curadoria pessoal e as preferências dos ouvintes, proporcionando uma experiência mais personalizada.

 Elas também são uma forma poderosa de descoberta musical, permitindo que artistas e músicas menos conhecidas ganhem visibilidade por meio do compartilhamento entre amigos e seguidores.

Para os artistas, ser incluído em playlists de usuários pode aumentar consideravelmente o alcance e o engajamento.

A aula “Como promover playlists de usuários” abordará estratégias e soluções criativas para utilizar o universo das playlists a favor da música.

  • Criando um Projeto de Música:

“ Como criar um projeto de música” ensina estratégias fundamentais para quem deseja construir uma presença sólida na plataforma. 

A aula vai mostrar também a necessidade de um bom planejamento, além de destacar a importância do engajamento com os fãs, e o uso de estratégias de marketing digital para ampliar o alcance e a visibilidade da música.

  • Pitching Editorial:

O Pitching Editorial no Spotify é uma ferramenta essencial para artistas e equipes de marketing que desejam aumentar as chances de suas músicas serem incluídas nas playlists editoriais da plataforma.

Ao submeter um pitch, os artistas fornecem informações detalhadas sobre o lançamento, como seu contexto, gênero, influências e qualquer história relevante.

Esse processo é realizado diretamente no Spotify for Artists, e permite que os curadores da plataforma conheçam melhor a música e, assim, possam inseri-la nas playlists mais adequadas. 

Um bom pitching pode resultar em maior visibilidade e em uma audiência mais ampla, ajudando a impulsionar o sucesso do lançamento.

Por isso ,a aula “Tudo Sobre Pitching Editorial” vai te mostrar as melhores estratégias para fazer um bom pitching na plataforma.

  • Relacionamento Artista x Spotify:

Cases práticos sobre construção de relacionamentos sólidos com o Spotify, focando em conexões de longo prazo e resultados consistentes. 

  • Spotify for Artists:

Entenda como utilizar o Spotify for Artists para acessar dados estratégicos, gerenciar seu perfil e maximizar o impacto dos lançamentos.