Quinta Autoral

“Diante de Tudo”, da Organoclorados, é aquela música que te faz refletir

 

Você já ouviu aquela música que te faz refletir sobre o que está à sua volta? Bom,  “Diante de Tudo”, da banda Organoclorados, é uma dessas canções. Com uma pegada do hard rock e progressivo, o single já mostra a intenção da banda nos seus acordes e versos.

Tá a fim de saber sobre essa canção que faz abrir seus olhos “diante de tudo”? Então, continue com a gente!  

“Diante de Tudo” – A História Por Trás da Letra

E se a gente te contar que a inspiração para “Diante de Tudo” partiu do questionamento de uma mãe sobre a forma de compor do seu filho? Sim, essa foi a faísca para Artur W., vocalista e guitarrista da banda, começar a escrever essa música:

“Minha mãe começou a me questionar por que eu só cantava música triste, amarga, que falava de solidão, guerra, miséria, política etc., e por que não cantava sobre “coisas bonitas e amor”.
Estimulado pela provocação, escrevi um início de letra e tentei compor uma música-resposta chamada Coisas Amargas que tinha esses versos:
“É quase impossível falar coisas belas
Como sonhos, amores e paz…
Somente é possível falar de coisas amargas
Como dores, frustrações e medos””

Bom, a letra fica inacabada e guardada, mas nunca esquecida. Tanto que Artur W. volta a investir nela, e acrescenta experiências novas do cotidiano em sua letra.

 E apresenta a canção em construção à banda que tenta concluí-la. Mas o single só fica pronto no final de 2018, após a gravação do álbum “Quântico”. E entra na lista de lançamentos de 2019 e 2020 da banda.

“Diante de Tudo” – Encaixe perfeito da melodia com a mensagem 

A sensação quando você escuta os primeiros acordes de “Diante de Tudo” é de que vem algo intenso por aí. E é exatamente o que a Organoclorados provoca , como conta o vocalista da banda:

“O arranjo começa numa atmosfera de suspense, uma espécie de marcha fúnebre em compasso ternário que se interrompe na convocação seca de uma marcha marcial na bateria.
Atendendo ao chamado, sucessivas camadas de guitarras em riffs, solos e licks, juntamente com uma levada de baixo que se destaca em meio ao volume instrumental.”

E a letra não fica atrás. Com uma crítica direta ao sistema sócio-econômico do nosso país, a canção te faz refletir sobre a população ser marionete nas mãos de quem tem poder.

Dá uma olhada só nesses versos de “Diante de Tudo” e tire suas próprias conclusões:

“Emaranhado na rede da rotina
Não percebemos o quanto é profundo
O abismo insano em que nos empurraram…”

 

Organoclorados e o seu processo de composição

Todos da Organoclorados participam do processo de composição. E não foi diferente na canção “Diante de Tudo”.

Artur W. leva a composição quase pronta para a banda fazer sugestões , comentários e experimentações. É o que diz o vocalista da banda:

“Todos devem gostar do formato e sentir prazer e conforto tocando. Nos ensaios experimentamos fórmulas diferentes para a introdução e o final.
 Num deles, tive a ideia do compasso ternário, típico de valsa, na introdução, o que confere um toque dramático e prepara o ambiente épico que vem a seguir.
No início houve certo estranhamento de alguns, pois os compassos quaternário e binário prevaleciam totalmente em nossa obra musical até então.

 E encontramos uma fórmula que foge do óbvio, pois a bateria segue em toque marcial, o que disfarça bem o ternário.
O solo final já estava previsto, mas o trecho preparatório que marca e aponta para o desfecho da música veio por pura inspiração num dos ensaios.”
 
Sobre a carreira musical da Organoclorados

As primeiras músicas da Organoclorados surgem entre 1985 e 1987, com uma formação da banda ainda temporária.

 

Foi só em 1990 que de fato a banda se firmou, com André G (baixo), Artur W (guitarra e voz), Joir Rocha (bateria) e Roger Silva (teclados).

E em 2001, a banda lança o álbum de estreia Princípio Ativo, e em 2006 produz o DVD Ao vivo.

 

Já o ano de 2016 tem a entrada de Alan Gustavo (guitarra) na banda e o lançamento do EP “Organoclorados Remasters.

Também é nesse ano que rolam os primeiros videoclipes da Organoclorados no YouTube, produzidos pela própria banda. 

E com isso, a banda não para mais, lançando singles nas redes digitais que vão resultar no álbum “Quântico”, em 2018. Seu álbum mais recente – “Efeito Residual” – é lançado em 2020 em formato digital.

Em suas letras, a Organoclorados sempre busca de maneira única  expressar seus pensamentos , opiniões e sentimentos.

Temas sobre cotidiano, romances, reflexões ou críticas existenciais, sociais e ecológicas fazem parte do repertório da banda

Suas principais influências vêm do pós-punk e gótico dos anos 1980, e da psicodelia dos anos 60, mas sem esquecer do blues

Joy Division, Echo and the Bunnymen, The Doors, U2, The Cure, The Smiths, R.E.M., Raul Seixas e Zé Ramalho são algumas das referências musicais da banda.

A Organoclorados faz um som denso e enérgico, com arranjos que tentam escapar do lugar-comum, e letras fortes em suas composições. 

Siga a Organoclorados nas redes sociais

 Facebook:@organorocks

Instagram:  @organoclorados      

Youtube: Organoclorados

Spotify: Organoclorados

Deezer: Organoclorados

Apple Music: Organoclorados

Videoclipe – “Diante de Tudo”

Agora, aumente o som e curta “Diante de Tudo”: 

Reprodução:YouTube/Organoclorados 

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of

5 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
1 ano atrás

Your article made me suddenly realize that I am writing a thesis on gate.io. After reading your article, I have a different way of thinking, thank you. However, I still have some doubts, can you help me? Thanks.

2 anos atrás

Gostei demais da história por trás da música do Organoclorados e mais ainda de saber sobre a ceoluna quinta Autoral. Voltarei sempre.

Micky
2 anos atrás

That was very interesting. Good job

5
0
Would love your thoughts, please comment.x