Autoral,  Lançamento

“Acalanto”, de Thais Mello, é uma das canções mais belas sobre amor próprio

Sabe quando você precisa de um colo e encontra em você mesmo esse acolhimento? É assim que surge “Acalanto”, uma das mais belas canções que já ouvi, na voz linda, delicada e potente de Thais Mello. Um verdadeiro canto dos anjos!Reprodução:YouTube/Thais Mello

Thais nos convida a nos aconchegar em melodia e letra. Um acalanto que soa como uma prece em nossos ouvidos.

Sim, nós adultos também precisamos de colo. E nada melhor do que uma música que nos ensina a nos amar e a nos acolher.

O convite está feito! Você vem conosco?

Por trás da letra

Foto:Jessy Bueno

Toda canção tem uma história por trás da letra. Afinal de contas, compor é a forma de expressão da nossa alma.

E foi na composição que Thais Mello encontrou a maneira de se salvar. É assim que nasce “Acalanto”, uma das mais lindas músicas já compostas.

A canção foi uma válvula de escape para a artista e bailarina. Thais, que sofre de depressão, teve uma crise de pânico que a impediu de cantar e dançar no começo de 2024. 

E para sair da crise que a aprisionava, Thais entendeu que era necessário se acolher, se cuidar, se amar. E pôs em letra e melodia a conversa dela consigo mesma:Reprodução:YouTube/Thais Mello

““Acalanto” foi composta em 2024 quando, ao passar por um momento particularmente difícil, eu entendi a importância de me cuidar, de me acolher e de contar com o apoio das pessoas que me amam.
Eu creio que entender que existe o problema é a chave. Mesmo que você não saiba o que é e o porquê é.
Se você sabe que ele existe, procure ajuda e conte com o máximo que você puder. Livros, música, escrita, amigos, família…”- conta a artista.

  A importância do autoacolhimento é fundamental para a alma humana, como explica Priscila Pires, coach e consultora em desenvolvimento de lideranças e times organizacionais:

Foto:@pri_pires
“O autocolhimento é a capacidade de olhar para si mesmo com menos julgamento, com mais compaixão e aceitação.
Então, através do autoacolhimento, eu consigo ter mais compaixão por mim e aceitação por quem eu sou. 
O autoacolhimento diminui a nossa culpa, o nosso julgamento. E isso vai trazer benefícios emocionais, pois vai reduzir a nossa ansiedade, a nossa tendência à depressão, aumentar a nossa empatia, e a entender que a gente consegue se olhar como um ser humano que falha e não é perfeito.
E isso nos torna mais humanos.
Então, quanto mais você consegue se acolher e aceitar em todas aquelas partes que você gosta e não gosta em você, melhor você lida com as questões da vida.
Isso te traz mais resiliência, autoconfiança e inteligência emocional para você lidar com os desafios da vida.”
 
Uma conversa consigo mesma

Uma vez, a minha terapeuta me passou um exercício muito interessante. Com o intuito de estimular a minha autoestima, o exercício era você escrever para si mesma palavras de conforto como você faz ao consolar uma amiga.

E te digo : foi uma experiência incrível. E sim, as palavras têm poder. E nesse caso, poder de cura.

O que esse exercício tem a ver com “Acalanto”? Bom, em primeiro lugar, o tema da canção é sobre autoacolhimento. E a letra é uma conversa que você tem consigo mesmo sobre a importância de se cuidar e se amar.

Foto:Jessy Bueno

Numa sensibilidade incrível, Thais pôs em versos as palavras confortantes que desejamos escutar de alguém, só que esse alguém somos nós mesmos.

As primeiras estrofes soam como o cuidado de uma mãe para uma filha para que sua alma não adoeça. A mãe é o nosso porto seguro, mas, na verdade,  muitas vezes o nosso porto seguro está dentro de nós:Reprodução:YouTube/Thais Mello

“Tira essa roupa molhada

de tanta tristeza que caiu na estrada

e põe pra secar.

Toma um banho bem quente,

se cobre de gente que te deu a mão,

te tirou pra dançar.”

E Thais magistralmente mostra que é possível cuidar da alma:Reprodução:YouTube/Thais Mello

“Canta ao pé do ouvido

de todo o Silêncio que por tanto tempo

Insistiu em gritar.

Usa o laço da Vida

e costura esse rasgo no peito que hoje

não para de sangrar.”

A música segue com um conselho: Só se importe com as palavras de quem te quer bem, e ignore o resto:Reprodução:Youtube/Thais Mello

“Tira essa roupa amassada

de tanto usada pra gente que sempre

só quis te encolher.

Toma um banho bem longo

e se veste com todos os versos do mundo

pra se aquecer.”

E finalmente a letra te leva para o aconchego de quem te ama mais do que nunca: você mesmo. É o acalanto tão almejado da alma:Reprodução:YouTube/Thais Mello

“Vem, descansa em meu ombro,

respira fundo que eu juro

que tudo não tarda a passar.

Deita, fecha os seus olhos cansados

e dorme pra sonhar com o novo

que vai te acordar.”

Uma canção de ninar

Uma canção de ninar é feita para acalmar, relaxar e embalar teu sono. E toda essa definição se encaixa na concepção de “Acalanto”. Por isso a escolha de Thaís no estilo da canção:Reprodução:YouTube/Thais Mello

Videoclipe “Acalanto”

O videoclipe de “Acalanto” é de uma delicadeza admirável. As escolhas dos figurinos, as cores, o ambiente, as pessoas, tudo consegue mostrar a essência da música.

Só teve um pedido da Thais: que as mulheres que estivessem ao redor dela fossem as amigas de verdade da artista. O pedido foi aceito. Reprodução:YouTube/Thais Mello

E o que você vê é um clipe com muito amor envolvido:Reprodução:YouTube/Thais Mello

Sobre Thais Mello

Foto:Jessy Bueno

Com início da carreira artística em dança, Thais Mello atua como bailarina profissional, coreógrafa e diretora de movimento.

Sua relação com o canto começou enquanto se recuperava de um rompimento do ligamento do joelho, e desde então, não parou mais.

Em Los Angeles, Thais teve mentoria de canto com Micah Plissner (vocal coach de cantoras como Katy Perry e Demi Lovato) e colaboração no álbum do artista Matt Cady.

E assim, sua carreira está há mais de 10 anos numa crescente, com o lançamento de “Acalanto” em abril de 2025 (a sua terceira música autoral). 

Foto:Jessy Bueno

Com forte influência do blues, jazz, soul e folk, Thais tem inspiração em diversos gêneros musicais: desde música clássica a MPB de artistas como Marisa Monte, Ney Matogrosso e Djavan.

Recentemente seu trabalho e seu talento incomparável lhe garantiram performances memoráveis numa das casas de shows mais ilustres de São Paulo, o Blue Note.

Thais também é integrante da importante comunidade da Academia Latina de Gravação – O GRAMMY LATINO.

Projetos futuros
“Ainda esse mês, minhas músicas “Intimidade” e “Acalanto” entram na seleção para concorrer ao Grammy Latino.
Ainda nesse ano, terei datas importantes, como por exemplo o Festival de Jazz e Blues, na cidade de Guararema, e meu Show “Do Jazz ao Soul” no Sesc.
Já estou trabalhando no meu próximo lançamento e no meu próximo projeto “Eu que achei que não sabia cantar samba”.
Siga Thais Mello

YouTube

Instagram

Spotify