Fique Por Dentro

Paul McCartney vai lançar música dos Beatles com voz de John Lennon extraída pela Inteligência Artificial

Novidade na área: Paul McCartney vai lançar música dos Beatles com voz de John Lennon extraída pela Inteligência Artificial. É isso mesmo que você leu! Em entrevista ao programa Today, da BBC Radio 4, Paul McCartney contou que fez uso da IA para criar a “música final dos Beatles” (como ele mesmo a chama).

AI, John Lennon e “Now and Then”

Com a tecnologia, foi possível extrair a voz de John Lennon da gravação de uma demo (voz e piano) do artista para McCartney, feita em 1980, um pouco antes de Lennon morrer.

      Crédito:Disney+

A fita, cujo nome era “Para Paul”, foi entregue por Yoko Ono, viúva de Lennon, ao Beatle.

Tudo leva a crer que a faixa seja uma composição de John de 1978: “Now and Then”.

Na realidade, a banda já tinha tentado gravar a canção, mas não foi adiante,como conta Paul:

“A música tinha um refrão, mas faltavam quase totalmente os versos. Fizemos a faixa de fundo, um trabalho bruto que realmente não terminamos.”
 
Documentário “Get Back” – ponto de partida 

 

    Crédito: Disney+

E a retomada de “Now and Then” veio com o documentário “Get Back”, de Peter Jackson, após o editor Émile de la Rey conseguir fazer o computador reconhecer as vozes de cada Beatle.

E assim, ele pôde separá-las dos instrumentos e ruídos:

” Ele conseguiu extrair a voz de John de um pequeno trecho da fita cassete. Tínhamos a voz de John e um piano. E ele poderia separá-las com IA.

(…) Então, quando decidimos fazer o que será o último álbum dos Beatles, era uma demo que John tinha. E fomos capazes de pegar a voz de John e torná-la pura por meio dessa IA.” – Paul McCartney

 

IA é o futuro

“(…) É meio assustador, mas empolgante, porque é o futuro. Teremos apenas que ver aonde isso leva.” – Paul McCartney.

E o músico tem lá sua razão. Onde se imaginou ouvir Paul McCartney e John Lennon cantando juntos de novo! E tudo graças a essa nova tecnologia. Os fãs dos Beatles agradecem!

 Em meio à polêmica de “roubar o lugar” dos compositores, a Inteligência Artificial pode ser vista como um ponto de partida de uma canção.

Isso não quer dizer que ela irá substituir os músicos. Mas serve como uma ferramenta para a inspiração de uma música, uma ideia para botar fim à tão temida página em branco.

Porque aquilo que nos conecta à música, a capacidade de emocionar só cabe a nós, humanos. E isso é insubstituível. 

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x