Com mais de 60 anos de carreira, era inevitável a decisão de Gilberto Gil em não realizar mais turnês. É como ele mesmo diz na canção que dá nome ao show: “Ó, tempo rei, transformai as velhas formas do viver”.
E o tempo chega para todos: a alma permanece jovem, mas o corpo físico não consegue acompanhá-la.
Por isso, Gil decidiu diminuir a intensidade de sua agenda. E se despede dos palcos na sua última turnê, como uma forma de celebrar a sua obra com o seu público:
Foto:@gilbertogil
“Foram vários os elementos que ponderei para chegar na decisão da realização de uma última turnê. Houve reflexão sobre este mercado e também sobre a exigência física necessária para esses grandes shows.
Quero continuar fazendo música em outro ritmo, mas, antes, teremos essa celebração bonita junto do público e da família. Transformai as velhas formas do viver”, afirma Gilberto Gil.
E Flora Gil, esposa do artista e diretora da Gege Produções Artísticas, complementa:
Foto:@gilbertogil
“É natural que a gente fale de ‘tempo’ de várias perspectivas e fico pensando em todas as viagens e turnês que fizemos.
São 43 anos de estrada, nas quais viajamos o país e o mundo com a música de Gil. Nos últimos anos, traduzimos a carreira dele em audiovisual, em plataformas multidisciplinares e, agora, levamos essa história completa para o palco para uma última turnê de grandes proporções.”
Repercussão da turnê
Foto:@gilbertogil
Em uma realização da produtora 30e em parceria com a Gege Produções Artísticas, a turnê Tempo Rei estreou no dia 15 de março, na Arena Fonte Nova, em Salvador, chegando ao Rio de Janeiro no final de março.
E por onde passou, Gil encantou a todos com a sua trilha sonora que faz parte da história dos brasileiros. Veja a repercussão na mídia:
Foto:@gilbertogil
“Gilberto Gil faz 83 anos em 26 de junho, daqui a três meses. Mas ontem, 30 de março, no palco da Farmasi Arena, foi se como o Buda nagô – epíteto que Gil criou para Dorival Caymmi (1914 – 2008) em 1992 e que já personifica o próprio Gil – fosse o bebê com bumbum que cheira a talco na magia da cena.
Sim, no arco retrospectivo do show Tempo rei, o artista transcende os ciclos da vida com o fogo eterno do palco.” – Mauro Ferreira, jornalista e crítico musical do G1
Foto:@gilbertogil
“No show de despedida, que não é apenas de despedida, Gilberto Gil vai além de contar histórias — ele é a própria história viva, reunindo no palco os múltiplos fios de uma obra que transcende os registros históricos.
Quem conhece Gil sabe que é um adeus que nunca será um fim, mas um encontro entre quem sempre cantou junto.
Mais do que resgatar um passado, a apresentação mostra que a música tropicalista permanece relevante e capaz de tocar os corações…” – Alice Andersen (revista Fórum).
E Gil ainda presenteou o seu público com participações surpresas.
Foto:@gilbertogil
No Rio, Marisa Monte, Lulu Santos, Anitta e Caetano Veloso foram os convidados especiais.
Foto:@gilbertogil
Foto:@gilbertogil
A Banda
Foto:@gilbertogil
“Com direção artística de Rafael Dragaud, direção musical de Bem Gil e José Gil e acompanhado por uma mega banda composta por Bem Gil (guitarra/baixo), José Gil (bateria), João Gil (guitarra/baixo), Nara Gil (voz),
Mariá Pinkusfeld (voz), Diogo Gomes (sopro), Thiago Oliveira (sopro), Marlon Sete (sopro), Danilo Andrade (teclado), Leonardo Reis (percussão), Gustavo Di Dalva (percussão), Mestrinho (sanfona) e ainda um quarteto de cordas,
Gilberto Gil fará uma apresentação que celebrará de forma imersiva e sensorial a entidade mais intrigante da experiência humana: o TEMPO.
Lembrando que, para Gil, o tempo é simplesmente o AGORA. E esse é o convite e a proposta do artista: embaralhar as cartas de sua própria história e viver junto com seu público um espetáculo que o Brasil e o mundo irão guardar para sempre na memória.” – assessoria de imprensa Gilberto Gil.
Datas e locais
15 de março de 2025 – Salvador – Casa de Apostas Arena Fonte Nova (ESGOTADO)
29 de março de 2025 – Rio de Janeiro – Farmasi Arena (ESGOTADO)
30 de março de 2025 – Rio de Janeiro – Farmasi Arena (ESGOTADO)
05 de abril de 2025 – Rio de Janeiro – Farmasi Arena (ESGOTADO)
06 de abril de 2025 – Rio de Janeiro – Farmasi Arena (ESGOTADO)
11 de abril de 2025 – São Paulo – Allianz Parque (ESGOTADO)
12 de abril de 2025 – São Paulo – Allianz Parque (ESGOTADO)
25 de abril de 2025 – São Paulo – Allianz Parque (DATA EXTRA)
26 de abril de 2025 – São Paulo – Allianz Parque (ESGOTADO)
31 de maio de 2025 – Rio de Janeiro – Marina da Glória (DATA EXTRA)
01 de junho de 2025 – Rio de Janeiro – Marina da Glória (DATA EXTRA)
07 de junho de 2025 – Brasília – Arena BRB Mané Garrincha
14 de junho de 2025 – Belo Horizonte – Arena MRV
05 de julho de 2025 – Curitiba – Ligga Arena
09 de agosto de 2025 – Belém – Estádio Mangueirão
06 de setembro de 2025 – Porto Alegre – Beira Rio
15 de novembro de 2025 – Fortaleza – Centro de Formação Olímpica (CFO)
22 de novembro de 2025 – Recife – Classic Hall (ESGOTADO)
23 de novembro de 2025 – Recife – Classic Hall (DATA EXTRA)