Festival de Bandas Independentes (FBI): inscrições abertas até 30 de novembro

Você que é artista independente do rock, se liga! O Festival de Bandas Independentes (F.B.I.) ainda está com as inscrições abertas até o dia 30 de novembro. É só acessar o site do festival (www.fbi.mus.br) , e fazer o cadastro.
Serão 150 bandas selecionadas na competição, sendo 100 já aprovadas neste festival de 2025. Portanto, restam apenas 50 vagas.
O FBI entra na sua quinta edição, com a missão de resgatar a cultura do rock ao dar oportunidades aos diversos artistas independentes do gênero.



Foto:Rubens Achilles
“Indo na direção contrária a eventos destituídos de ideologia e valores, o Festival de Bandas Independentes quer suscitar a demanda por música de qualidade, letras construtivas e inteligentes e um rock repleto de atitude e energia.” – conta Gustavo Sanna (organizador do FBI).
O festival tem duração de 1 ano e ocorre nas mais variadas casas de shows da cidade do Rio de Janeiro. Macaco Caolho, Calabouço, Brooks e Bulldog são algumas já confirmadas.



Foto:Rubens Achilles
O FBI conta com uma premiação em dinheiro para os três primeiros lugares, além de promover, incentivar e fomentar o trabalho dos artistas independentes.
Última edição com CPM 22



Foto:Daniel Dias
Na sua última edição, foram mais de 320 apresentações, e participação da banda CPM 22 na final:Reprodução:YouTube/Imperator
E o festival ainda contou com dois palcos:
- Jack Daniel’s: palco principal, com apresentações das bandas concorrentes e um grupo convidado para o encerramento do festival,
- Riachuelo: palco multicultural onde rolaram apresentações acústicas de MPB, pop, rap, rock, exposições, lançamentos de livros, stand up comedy, palestras, cia de teatro independente entre outras atividades.
FBI é uma idealização da Holic Produções que tem Gustavo Sanna como organizador do festival. O diretor da Holic também atua como produtor cultural desde 2006 , além de ter sido produtor executivo do Estúdio Toca do Bandido.
Campanha Rock é Atitude



Foto:Rubens Achilles
A banda que não for selecionada no festival ainda terá uma chance de se apresentar no FBI, com a campanha Rock é Atitude: uma iniciativa altruísta da Holic Produções. Se liga no recado do Gustavo Sanna:
“Partindo do princípio de que o Rock é mais do que um estilo musical, criamos a campanha ROCK É ATITUDE!
O Rock é um estilo de vida. É senso crítico, inconformismo com os problemas da sociedade, é luta, garra etc.


Desta forma, como forma de incentivarmos o músico a terem atitude, bolamos uma oportunidade de tocarem no grande evento.
Criamos diversas campanhas sociais que gerarão pontos acumulados para as bandas. A banda que acumular mais pontos, ajudando mais pessoas, mostrando que são músicos com atitude, ganharão a oportunidade de se apresentarem no evento.



Cada campanha receberá uma pontuação pré determinada em regulamento.
Tudo será registrado para comprovação.
Exemplos que podem ser inseridos:
− Doação de sangue. Elaborar campanha de doação para ajudar os bancos de sangue da cidade
da banda.
− Musicoterapia. Levar a música a hospitais, orfanatos etc através de pockets shows.
− Doação de alimentos/Roupas para um orfanato.
− Doação de medula óssea
− Campanhas de conscientização a respeito dos portadores de necessidades especiais entre outros”
Informações
Maiores informações sobre o festival: